Em 2022, o Darwin acrescenta uma nova disciplina na grade curricular da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, o Projeto de Vida. A novidade atende a proposta de inclusão de itinerários formativos na grade curricular do segmento feita pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os alunos poderão trabalhar as habilidades socioemocionais por meio diferentes metodologias e debates temáticos pertinentes as suas respectivas idades.
O projeto de vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Seu objetivo é tornar os jovens conscientes e promover reflexões sobre as trilhas de aprendizagem, os valores, as competências e as dificuldades, assim como os caminhos mais promissores para o desenvolvimento do indivíduo.
Para o estudante, em plena formação acadêmica e como pessoa, é um exercício constante de tornar-se visível, construir a linha do tempo, dar relevância às descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando a percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto, médio e longo prazo.
É um roteiro aberto de autoaprendizagem em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da vida.